SmartFlow System: como a tecnologia é aliada da aquicultura
18 fevereiro 2022
O uso de tecnologias avançadas pode otimizar diversas atividades da aquicultura, como é o caso da contagem e rastreamento de peixes. Para os aquicultores que procuram soluções práticas e modernas que facilitem e aprimorem o manejo animal, a tecnologia SmartFlow System pode ser uma aliada. Trata-se de um sistema de integração com múltiplos recursos que vão desde o controle da densidade de peixes até os relatórios de contagem – o que não apenas auxilia na manutenção do bem-estar animal, como também otimiza o trabalho de aquicultores e veterinários responsáveis. Saiba mais detalhes sobre a tecnologia SmartFlow e conheça os seus benefícios.
O que é a tecnologia SmartFlow System?
SmartFlow é uma tecnologia inteligente, compatível com todas as espécies, que conecta todos os dispositivos utilizados nos tanques de peixes, como bombas, classificadores e contadores, coletando os principais dados de cada equipamento. Graças a esse sistema integrado, informações importantes que podem ser usadas para aprimorar o manejo e maximizar o bem-estar dos peixes ficam centralizadas. Como resultado, o trabalho das pessoas a cargo da produção é facilitado, já que o sistema otimiza a criação de relatórios durante todas as etapas da produção, resultando em um aumento na produtividade da atividade.
Recursos de tecnologia da SmartFlow System otimizam todas as etapas da produção de peixes
Como as condições dos tanques de peixes são determinantes para o pleno desenvolvimento dos animais e a qualidade do produto final, tecnologias que otimizem o seu monitoramento são grandes aliadas no dia a dia. No caso da SmartFlow, o sistema integrado oferece diversos recursos que facilitam essa atividade e a coleta dos dados – que podem ser convertidos em ações para melhorar o bem-estar animal – pelo produtor.
A partir da conexão das bombas, contadores e outros dispositivos usados nos tanques, a tecnologia de SmartFlow proporciona o controle otimizado nos centros de cultivo, permitindo que eles sejam monitorados remotamente em qualquer dispositivo habilitado.
Um exemplo é o recurso de controle de densidade, que passa a ser automatizado pelo SmartFlow System, deixando a classificação e contagem dos peixes mais precisa. É possível acompanhar o crescimento dos animais, fazendo a classificação dinâmica do seu tamanho, seja por um percentual de divisão predefinido ou pela biomassa, que consiste no peso total de todos os animais do tanque. Esse recurso é integrado a um sistema de relatório automático que disponibiliza os dados colhidos pelo dispositivo, bem como o arquivo de contagem com imagens de todos os peixes.
A tecnologia também oferece controle sobre o bombeamento de água e peixes nos tanques. Por meio do envio de informações para a bomba de peixe, a tecnologia ajuda a evitar a sobrecarga e possibilita o alcance da quantidade ideal de peixes em cada categoria do viveiro. Há ainda um classificador inteligente, que pode eliminar a necessidade de monitoramento da classificação de peixes manualmente, automatizando a função.
Tecnologia SmartFlow System facilita o fluxo de trabalho de veterinários e aquicultores
Além de maximizar o bem-estar dos animais a partir do monitoramento, controle, coleta e armazenamento de informações sobre as condições dos tanques, a tecnologia SmartFlow System também favorece aquicultores e veterinários.
O sistema otimiza todas as etapas do cultivo, inclusive possibilitando que sejam programadas manutenções preventivas baseadas no ciclo de trabalho. Geralmente, os dispositivos munidos desse tipo da tecnologia SmartFlow são fáceis de manusear, o que também facilita o fluxo de trabalho. Assim, é possível ter uma rotina mais produtiva e tornar a atividade mais rentável.
A partir dos benefícios citados, conclui-se que, apesar do manejo humanizado e especializado ser indispensável na aquicultura, inovações tecnológicas, como o SmartFlow System, podem otimizar o trabalho dos especialistas no manejo e cuidado com a saúde dos peixes. Outra tecnologia que é uma grande aliada da aquicultura é o PIT Tag, que faz o monitoramento de peixes, e pode ser implementada em conjunto com o SmartFlow System.